17 de outubro de 2010

Preconceito segundo filosofos



     Para os filosofos preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.
     
     O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história.
  
Ilustração: Google
Autora: Luana Silveira

Estatistica da Obesidade


   
 Você sabe o que é Obesidade?
Obesidade nada mais é do que o acumulo excessivos de gordura corpural, ela ocorre quando a quantidade de energia ingerida é maior que o é gasto, ou seja, aquela gordura fica acumulada, normalmente na região abdominal.  Ela infelismente pode ser considerada também uma doença crônica e o seu tratamento é muito dificil, e os fatores de risco podem gerar consequencias graves.
    
      Portanto, podemos dizer que temos varios tipos de obesidade, e são elas: SOBREPESO, OBESIDADE LEVE, OBESIDADE MODERADA E OBESIDADE MORBIDA. Para você saber se você está no seu peso ideal é facil, basta você calcular o Indice de Massa Corporal (IMC), que nada mais é do que a soma do seu peso, divivdido pela sua altura ao quadrado, e portanto se o resultado deu: 20-25- você está no seu peso normal, 26-30- SOBREPESO; 31-35- OBESIDADE LEVE, 36-40- OBESIDADE MODERADA, mas se deu acima de 40 o seu caso é considerado OBESIDADE MORBIDA.

     Com isso ela traz prejuizos a saude e são eles:
  • Dificuldades respiratórias;
  • Problemas dermatológicos;
  • Distúrbios do aparelho locomotor;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Apnéia do sono;
  • Alguns tipos de câncer.
Para maiores informações acesse o site: http://www.ntco.com.br/index.php

Ouça a entrevista de Cidi Pentiado Junior, coordenador da ONG Contra Peso Brasil em São Paulo cedida a radio CBN no dia , onde ele relata os maleficios causados pela obesidade. E ele prova que com a ajuda, tudo é possivel, ele é corredor da São Silvestre, pelo quartro ano seguido. O link:http://wm-sgr-ondemand.globo.com/_aberto/sgr/1/cbn/2006/noticias/penteado_061011.wma 
    

Ilustração/ Link: http://www.exgordo.com.br/midia.htm
Autora: Luana Silveira

Senso de Humor

  
 Para quem não acredita que pessoas que estão acima do peso podem fazer qualquer coisa, se enganam, a prova disso é a atriz Fabiana Karla. Fabiana Karla Simões Barbosa, nasceu no dia 30 de Outubro de 1975 em Recife-PB, ela é uma atriz e comediante Brasileira. O primeiro contato que a jovem pernambucana teve com o teatro foi aos 14 anos em sua cidade natal, em espetaculos amadores; dois anos depois aos 16 anos que Fabiana começava a trilhar carreira profissional, e dai pra frente não parou mais.
    
     Em 2003 Manoel Carlos chamou para participar de sua novela Mulheres Apaixonadas, telenovela que foi exibida em horario nobre na Rede Globo de Televisão, um ano mais tarde  Mauricio Sherman diretor do programa Zorra Total chamou a atriz para fazer parte do seu elenco, sucesso garantido. Quadro que fez grande sucesso foi o quadro Doutora Loca.

      Em 2009, Fabiana lança novos vôos agora com a peça Gorda, Gorda é comédia, onde a peça conta a história de amor cujos personagens não se importam com aparência física, situação financeira e com o olhar intrigante dos vizinhos e colegas de trabalho.Trata-se de uma comédia romântica onde a estética da magreza não tem vez. A responsabilidade de colocar a plateia para rir e, ao mesmo tempo, refletir sobre a condição do ser humano na sociedade contemporânea.

      Fabiana vive Helena, uma mulher que não tem as mesmas preocupações que a maioria — corpo perfeito. O problema, no entanto, são as piadas por parte dos amigos que ele tem de enfrentar.  Como vimos, pessoas que estão acima do peso, pode sim fazer muitas coisas e concerteza estamos quebrando muitos tabus que a sociedade ainda tem em relação a pessoas que não estão nos padrões de beleza. Porém temos visto ainda algumas pessoas que discriminam mulheres por estar fora dos padrões de beleza, e não está longe da gente, isso acontece do nosso lado, falo isso por experiência propria, pois já sofri muitos Pré-Conceito (Opnião sem conhecimento),por não me encaixar na ditadura da magreza, vivo muito isso no mundo da dança de salão, mundo onde a ditadura de beleza é rigido, se você não está naqueles padrões, você está é deixada de escanteio.
   
     Para tanto, muitas pessoas acham que nós mulhers que estamos acima do peso não podemos ser sensual, isso é uma total mentira, podemos sim ser sensual ,igualmente á aquelas que tem os corpos "perfeitos". E há quem diga que alguns homens gostam de mulheres que tem onde apertar, e não aquelas que são só puro osso, pois quem gosta de osso é cachorro. hehehe. Portanto, segue o link do Blog da atriz Fabiana Karla, onde tem fotos e uma pequena resenha de sua carreira. http://www.fabianakarla.com.br/. Em seguida, o video do quadro da Doutora Louca do Zorra Total.





Ilustração: http://www.bondinho24horas.com/
Video: Youtube.com
Autora: Luana Silveira

16 de outubro de 2010

Estudos

   


      Segundo estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), pessoas acima dos 20 anos de idade está com sobrepeso, e isso é preocupante; esse numero ainda conforme aponta os estudos está acima oito vezes acima da população que tem o peso certo, na medida certa.

      Para o Especialista no tratamento de sobrepeso e membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, o médico Mário Carra, afirma que cerca de 10% de seus pacientes atribuem ao preconceito corporativo o fator de decisão para a busca de tratamento contra a obesidade. Os pacientes se queixam no consultório, explica, que não conseguem emprego ou não são promovidos por conta de serem gordos.

      Outro problema que pessoas sofrem por causa do sobrepeso, ou por conta da obesidade é a questão das vestimentas, muitas vezes não encontram lojas especializadas, e acabam se frustando ainda mais. Sandra da uma dica para quem está acima do peso: Use roupas com o tamanho correto, que valorizem sua imagem, pois essa atitude transmite a mensagem de que você se conhece bem e se aceita, valores esses que os gestores buscam num profissional. Para mais informações acesse o link: http://www.abrh-pr.org.br/portal/noticia.php?id=378


Ilustração: Google
Autora: Luana Silveira

14 de setembro de 2010

Sera que essa moda pega?

Modelo 'cheinha'



      Uma das principais agencias de modelos do Brasil a Ford, conhecida por tem em seu cashing modelos esbeltas, tipo naome campebel está inovando. Agora começa a investir em modelos conhecidas como Plus Sizes.
 
     Pdemos perceber que essas modelos vem defendendo a bandeira do fim do preconceito contra as mulheres que saem do padrão de magreza.
 
     Um fato novo, marca o mundo da moda atualmente, o mais conceituado desfile de moda, o de Nova York aderiu a essas modelos mais cheinhas, para os organizadores do desfile o obejetivo é mostrar que as mulheres mais cheinhas tambem estão na moda e que os estilistas estão aceitando que essas novas modelos tambem precisam, e podem ser cortejadas. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/semana-de-moda-de-ny-tera-modelos-cheinhas.html
             
       
     Ilustração: G1
     Video: http://www.youtube.com/
     Autora: Luana Silveira

Povo Ignorante

 

     Pessoas que estão acima do peso, sofrem pré-conceito em varios setores da vida, que vai desde passar por uma simples catraca de onibus até a vida afetiva, onde essas na sua grande maioria das vezes não se realizam pessoalmente. Tudo isso porque os homens ao contrario do que diz o estudo realizado em 2008 preferem mulheres com corpos esbeltos, cabelos compridos, loiros, seios fartos, e as que não se encaixam é descriminada sem nenhuma cerimonia.

  Vivemos em uma sociedade em que tudo o que é transmitido pelos M.C.M é acatado ao pé da letra pela população, mesmo contrariando estudos de especialistas. Todas as mulheres ainda se espelham na famosa estrela Hollywodiana  Marilyn Monroe, ou seja, que o corpo dela era considerado perfeito, tinha exatamente 55 centimetros de cintura, sonho de 10 em cada 10 mulheres brasileiras. Porém estudos revelam que ter este bio tipo é coisa rara, e que a tendencia é um aumento progressivo  das medidas, sobretudo pela influencia da diversidade étinica e das mudanças nos habitos alimentares, que estão menos saudaveis nos ultimos anos.
   
Ilustração: Google
Autora: Luana Silveira
http://www.renascebrasil.com.br/f_preconceito.htm

"Nunca é tarde para abrirmos mão dos nossos preconceitos"

      Muitos de vocês não devem se lembrar de Susan Boyle, ela se tornou uma cantora famosa nos E.U.A após participar do programas de calouros  Britain's Got Talent. Logo de cara os jurados já Pré julgaram ela, porém quando a mesma começou a cantar todos se surpreenderam.

     Para quem quiser conhecer um pouco mais a vida de Susan Boyle, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Susan_Boyle                                                                                                               

 

Autora:  Luana Silveira

       Uma pesquisa inglesa realizada em 2008 afirma que ao contrario do que as mulheres pensam, o que mais atrai os homens não são os corpos  esqueléticos como esses que são martirizados pelos meios de  comunicação, e também pelas passarelas.
     
       Para a Professora de História e Teoria da Moda do Central Saint Matins College,  Caroline Evans (Londres) " " A ditadura do espartilho, que moldava a silhueta, foi substituida por dietas, exercicios e plasticas".
  
       Portanto muitas mulheres não se aceitam como realmente são, e com isso acabam aderindo a dietas mirabolantes e como consequencia desenvolvem anorexia e bulimia, ou como algumas meninas chamam Ana e Mia, apelidos carinhos que deram.

No video a cima mostra claramente que muitas mulheres no estagio não comem nada e depóis de um ponto o erro é irrevercivel que não tem mais volta, ai é a morte na certa.

31 de agosto de 2010

Festa!!

    



       Há cerca de quatro anos atras uma amiga me levou para um mundo até então desconhecido, relutei, pois acreditava que aquele não era meu mundo; porém ao chegar neste novo ambiente descobri que estava sendo totalmente PRÉ-CONCEITUOSA, pois estava julgando o lugar sem antes ter conhecido.

     Cerca de dois meses atrás eu e umas amigas resolvemos ampliar os nossos horizontes, começamos a fazer aula de ZOUK (Festa), uma dança latina e de ritmo bem calienteeeee... Não achi que fosse tão dificil, pois quem vê parece facil, mas para quem está lá dançando é complicado; me deparei neste novo estilo musical que vivemos sim em uma sociedade preconceituosa, pois se você não faz parte daquele padrão de beleza que é imposto pela midia, você é deixada de lado, pois os homens preferem dançar com aquelas mulheres que seguem aquele padrão. Como eu não me encaixo neste perfil, na maioria das vezes fico sobrando.
 



 
Ilustração: Google
Autora: Luana Silveira

25 de agosto de 2010

Cheguei no Pedaço



Eu
      Olá Galeraa...
     Este Blog surgiu da ideia de expor os principais preconceitos que os gordinhos sofrem no século. Esta que voz fala sofre sim algum tipo de preconceito, frequento uma academia de dança e neste mundo eu sofro discriminadamente com isso.
     Para esses fdp......  fica registrada a minha revolta. Este Blog será alimentado com videos, sobre pessoas que sofrem com isso.


Ilustração: Arquivo Pessoal
Autora: Luana Silveira